14 de outubro de 2021
Com o trabalho inovador e instigante da diretora e produtora alemã Rike Rothe, o ANIMAGE traz para sua programação a produção de animação do Estúdio Monströös, um dos maiores da Alemanha. Ela é cofundadora do estúdio que ganha uma mostra especial no festival este ano, e também ministra uma masterclass.
Com obras muito marcadas pela experimentação e com uma narrativa divertida, Rike Rothe tornou-se um nome importante da animação alemã. Ela participou de várias produções internacionais de animação, como “Minha Vida de Abobrinha” (indicado ao Oscar, exibido no ANIMAGE em 2017) e dirigiu o curta-metragem TIBIAQ para o canal de televisão alemão ZDF. Ela se formou na Filmuniversity Babelsberg em 2015.
Criada em 2017 em Berlim, a monströös trabalha com filmes em animação 2D e narrativa audiovisual. Além de produzir filmes de animação, a equipe composta por seis diretoras de animação e um compositor estabeleceu a Monströös como uma empresa que atende às necessidades e valores dos membros de sua equipe. Ganhadores de vários prêmios, elas produzem animações divertidas para assuntos complexos e importantes como direitos humanos, políticas sociais e até pesquisas científicas.
No ANIMAGE, Rike apresenta a masterclass Estúdio Monströös: Projetos & Filosofia, onde revela os bastidores da produção dos filmes, apresenta os processos de trabalho de projetos selecionados e fala sobre as motivações e aprendizados na organização de um estúdio independente. A masterclass estará disponível no YouTube do festival nesta quinta (14) às 18h.
O ANIMAGE apresenta ainda uma seleção com trabalhos representativos do estúdio na mostra especial “Estúdio Monströös“. Os 17 curtas selecionados conseguem dar a dimensão da diversidade temática e narrativa do estúdio, com o uso de diferentes técnicas e estilos nos filmes. Entre os curtas presentes estão o recente “An Animation Journey” (2020) e “Hier and Laut” (2021), além de trabalhos como “Shutdown” (2019), “Ham” (2013) e “Spacedogs” (2017).
Essas atividades são fruto da parceria do festival ANIMAGE com o Consulado Geral da Alemanha no Recife, que há 4 anos é apoiador do festival com o intuito de promover a animação alemã.