Presents
The Fish

O Festival

Os filmes reunidos pelo Animage em 2016 demonstram que a arte da animação está conectada com as principais inquietações da sociedade contemporânea.

Questões como políticas urbanas, humanização das relações sociais, compartilhamento de protagonismos, tolerância às diferenças individuais e livres convivências culturais perpassam as mostras diagonalmente ao lado de reflexões mais existenciais e exercícios de abstração expressiva.

O cinema como entretenimento não é descartado, mas tampouco está presente como válvula de escape. Trabalhos mais cartunescos, povoados por bonecos, bichos falantes ou caricaturas, reafirmam seu espaço no universo animado, só que sem nunca dominar o panorama aqui apresentado.

O Animage reafirma a postura de entender a animação muito mais como uma arte cultural do que como uma indústria comercial. O festival privilegia o risco, a ousadia, as ideias, a reinvenção e a utilização de ferramentas digitais ou artesanais como suporte para o desenvolvimento da imaginação crítica e do exercício da liberdade criativa.

Neste ano com um panorama de 84 filmes de 29 países na Mostra Competitiva o ANIMAGE conta ainda com Mostras Especiais, Longas, Masterclasses e Exposição, e se consolida como um dos mais importantes eventos de cinema de animação do país.

O Animage é uma realização da Rec-Beat Produções, com Incentivo Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco, Patrocínio Caixa Cultural Recife e Apoio do Consulado da França, Institut Français, Cinemateca da França, Aliança Francesa e Fundação Joaquim Nabuco.